Realindo Júnior
Quem estudou no Champagnat e conheceu os Irmãos Maristas certamente gostará de tomar conhecimento das informações e iniciativas. O tradicional Colégio que durante décadas, até o fim dos anos 60, foi um dos mais conceituados do interior do Estado, finalmente será reformado e revitalizado. Foi preservado a partir de 1.977 quando o então prefeito Mauricio Sandoval Ribeiro conseguiu do Estado a concessão por 50 anos ao Município. Agora o professor e vice prefeito Ewerton de Paula foi encarregado pelo prefeito Alexandre Ferreira de promover os estudos e ações para que o prédio do Colégio seja reformado. Lá de verá funcionar em futuro próximo o Centro Cultural da cidade de Franca.
O antigo Colégio abrigará Pinacoteca, Museus, Exposições de Arte, Cursos e Oficinas, Escola de Iniciação Musical, Arquivo Histórico, Museu de ciência, Biblioteca e parte do Museu José Chiachiri. É o que está planejado.
O funcionamento completo desta nova estrutura artístico-cultural deverá se dar no primeiro semestre de 2.023, disse o vice prefeito.
Ewerton de Paula participa pela primeira vez da vida pública. Antes, sempre foi muito conceituado como Professor das universidades e principais escolas de Franca. Convidado a concorrer como vice prefeito, disse que foi tomado por uma grande surpresa. Aceitou o desafio, pensando justamente na possibilidade de dedicar-se aos movimentos educacionais e culturais. Tem se revelado uma liderança, no modelo de quem vai a campo, busca informações, confere perspectivas e não fica entre as 4 paredes das salas da prefeitura.
Recebeu atribuições para cuidar de acervos como a Biblioteca do dr. Antônio Baldijão Seixas, do fotógrafo e pintor Bonaventura Cariolato e casa da cultura e do artista francano “Abdias Nascimento”. Em tempos de pandemia disse que foi possível trabalhar e inventariar o acervo de Cariolato, obter recursos humanos para a guarda, manutenção e exposição, o que em breve garantirá a reabertura à população.
“A reabertura e reinauguração da Casa da Cultura deverá acontecer até outubro deste ano, com horário para visitação pública” – antecipou o vice prefeito.
A presença de Ewerton de Paula no setor cultural dá uma dimensão do que Franca pode esperar para os próximos anos, as iniciativas para o setor cultural. O Colégio Champagnat restaurado será o porto seguro para as inovações.