O domingo (18), marca a volta dos fieis para as igrejas, após flexibilização do Plano São Paulo anunciada na sexta-feira (16). O Bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, afirmou ao Jornal Verdade que a autorização gerou grande expectativa não só para os fiéis, mas também para os celebrantes. “É uma alegria muito grande recebermos as pessoas novamente. A igreja está preparada, nós já estamos acostumados a seguir os protocolos à risca, para cuidarmos tantos dos fiéis, quanto de quem está celebrando”, afirmou.
Pelas regras estipuladas pelo Estado, as celebrações poderão receber pessoas, mas com apenas 25% da capacidade.
Em Franca a distribuição de senhas será adotada novamente pela Diocese, mas não para este domingo já que o anúncio foi feito na sexta e não houve tempo hábil para organização.
Dom Paulo explicou que a igreja sempre seguiu com serenidade todas as regras impostas pelos decretos, tanto do município, quanto de poderes maiores.
“Nós continuamos celebrando e fazendo transmissões, mas a presença dos fiéis, a vida em comunidade é muito importante para todos, para a manutenção da fé. Temos também a questão da coleta, que é importante para a igreja. Na Semana Santa nós não pudemos realizar duas coletas que são extremamente importantes, no Domingo de Ramos e na Sexta-Feira Santa, este retorno também é fundamental para que tenhamos essa colaboração”, relatou.
No domingo as missas serão celebradas às 7h, 9h, 10h30, 17h e 19h. Neste sábado (17), as missas serão transmitidas pela internet. Como explicado por Dom Paulo, não haverá distribuição de senhas, já que não houve tempo para organização, portanto será obedecida a ordem de chegada. Os bancos continuarão marcados para garantir o distanciamento, além disso o uso de máscara continua obrigatório.