Para a direção da Sabesp de Franca a possibilidade já é uma certeza. O ano de 2.021 poderá ser marcado por um prolongado período de falta de água para abastecimento da cidade de mais de 355.000 habitantes.
Os números comparativos deste ano com períodos anteriores indicam isso. A revelação foi feita ao Verdade pelo diretor regional da Companhia de Saneamento, Gilson Mendonça.
Ele citou os números que indicam os riscos : a última estiagem severa que provocou dificuldades enormes no abastecimento de água em Franca ocorreu em 2.014. Nesse ano a bacia do Canoas recebeu 952 mm de chuva. O normal de precipitação pluviométrica da cidade é de 1.360 mm, média histórica anual. Mas este ano choveu apenas 952 mm. A população sofrerá consequências e será chamada a economizar água.
Antes, a estatal fará uma campanha de esclarecimento e de economia de água.
Teremos dificuldades para garantir o abastecimento – disse Gilson Mendonça. Isso em 2.021, pois ano que vem Franca já terá as águas do rio Sapucaí, obra interrompida durante dois anos e que agora voltou a ser retomada. Quando chegar, a capacidade será dobrada. A certeza de tranquilidade nesse aspecto chega aos próximos 50 anos, admitiu o diretor da Sabesp local. O sistema então será interligado. As águas do Canoas garantirão abastecimento do Centro, da Estação e das regiões norte e oeste. O Sapucaí abastecerá a região sul e bairros da leste. A linha divisória será o córrego do Cubatão, pela avenida dr. Ismael Alonso. Com a possibilidade e facilidade de interligação das duas redes, não haverá dúvidas quanto ao abastecimento no futuro.
Na região do Aeroporto ficará uma Estação de tratamento para as águas a serem captadas.
Mas o custo das obras do Sapucaí foram igualmente surpreendentes. Inicialmente orçado em R$ 54 milhões, com a falência da empreiteira inicialmente contratada e a paralização das obras por quase dois anos, agora o novo orçamento saltou para R$ 300 milhões, com financiamento oficial. A obra é considerada gigantesca, uma das maiores da Companhia de Saneamento em todo o Estado.
1 Comment
Só faltará água porque o sistema de captação do Sapucaí, foi abandonado e as obras paradas, que eram para estar em funcionamento, foram abandonadas, e milhões foram desperdiçados!
Hoje a cidade é abastecida por um sistema totalmente ultrapassado de 30 anos atrás!!!!