Um dia após abrir mais 3 leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, Franca tem 58 pacientes internados no SUS, apenas um leito está disponível. Ele deve ser ocupado rapidamente, já que existem pacientes aguardando por vagas tanto em Franca quanto em cidades da DRS.
O boletim da Santa Casa divulgado diariamente, trouxe que dos 37 leitos que ficam instalados no Hospital do Coração, 36 estão ocupados. Já as UTI’s que ficam no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), são 22, todos estão sendo usados.
Na semana passada o prefeito Alexandre Ferreira destacou em suas redes sociais que mais 10 leitos seriam abertos na cidade, eles foram resultado de um pedido da Prefeitura com o apoio do Ministério Público.
Naquela data a cidade possuía 52 leitos, até o momento mais 7 já foram instalados, outros 3 devem ser abertos até esta sexta-feira ou nos próximos dias.
Boletim
Ainda no informativo enviado pelo Grupo Santa Casa, foi informado que os leitos de enfermaria também passam por lotação na rede SUS. Os 24 disponíveis no Hospital do Coração estão ocupados, o cenário se repete no AME, dos 3 disponíveis, todos estão em uso.
Há semanas Franca e a regional passam por um processo de grande ocupação das unidades de tratamento para Covid-19. No início do ano a taxa chegou a ser de apenas 58% (levando-se em conta os leitos públicos e da rede privada), era o menor número em praticamente um ano de pandemia.
Mas no último mês assim como todo o país, os números voltaram a crescer na cidade, ao mesmo tempo em que mais leitos foram abertos os mesmos foram sendo ocupados.
Não existe, pelo menos por enquanto a previsão de abertura de mais unidades. Em um pronunciamento Alexandre Ferreira chegou a destacar a dificuldade na abertura de leitos, principalmente por conta da falta de insumos e até mesmo pela dificuldade de encontrar profissionais de saúde.