A Prefeitura de Guará proibiu a venda de bebidas alcoólicas no município do dia primeiro de abril, até o dia 21. Bares, restaurantes, mercearias, padarias e até supermercados estarão proibidos de comercializar qualquer tipo de bebida à base de álcool. A justificativa é o momento que a cidade vive em relação à pandemia com a alta dos números.
A assessoria de imprensa afirmou que a fiscalização será ampliada no município, e que os estabelecimentos que forem flagrados desobedecendo a lei sofrerão penas como multas, interdição por três meses e até suspensão do alvará em caso de reincidência.
No Decreto a Prefeitura afirma que falta conscientização de moradores que descumprem normas sanitárias, principalmente em relação a aglomerações. O Executivo destaca ainda que o momento é crítico em todo o estado e na DRS de Franca, a qual Guará faz parte.
“A Prefeitura Municipal de Guará, encarecidamente solicita a compreensão de toda a população da gravidade do momento que estamos vivenciando, não é momento para nenhum tipo de comemoração, vidas estão sendo perdidas, não espere que alguém de sua família ou próximo de você seja a próxima vítima do coronavírus, para você ter a consciência do que estamos enfrentando, juntos podemos combater a pandemia”, apelou o Executivo nas redes sociais.
O último boletim da Vigilância Epidemiológica de Guará traz que a cidade possui até o momento 45 mortes, 1.121 casos positivos, 13 pacientes internados dos quais 6 estão em UTI, além de 1.025 recuperados.
Guará não é a única cidade da região de Franca a adotar medidas mais severas para conter a covid-19. A Prefeitura de Pedregulho publicou um Decreto que determina restrições sobre a circulação em ruas da cidade durante períodos pré-definidos pela administração. Pelas regras fica proibida a circulação no município a partir das 20 horas, de segunda à sábado e, no domingo, entre às 13h até às 5h do dia seguinte. A determinação aponta que pessoas que estiverem nas ruas nesses períodos terão de comprovar que estão a caminho ou retornando de trabalho, ou então em direção ao atendimento médico.