Começou nesta segunda-feira (22), a vigência do Decreto da Prefeitura de Franca que estabelece normas mais rígidas de isolamento contra a covid-19. No centro da cidade, embora as lojas estivessem fechadas, o movimento de pessoas especialmente na praça central chamou a atenção. Muitos não usavam máscaras além de não manterem o distanciamento social.
“Não adianta mandar ficar em casa esperando diminuir os números, sendo que eu chego aqui e vejo essa praça cheia desse jeito. Me revolta essa situação, a gente tenta ajudar, mas não dá para ficar pagando o preço sozinho de tanta irresponsabilidade. O comércio não tem culpa da pandemia, porque quando eu podia abrir seguia as regras todas, controlava a entrada, oferecia álcool em gel além de não deixar entrar sem máscara”, desabafou o comerciante C.F.F., que afirmou ainda que chegou a ver ambulantes trabalhando nesta segunda-feira.
No final da manhã, a Prefeitura de Franca enviou fiscais ao centro para fiscalização. Algumas lojas estavam abertas, inclusive um dos comerciantes argumentou com o funcionário da fiscalização que o comércio em bairros não estaria sendo fiscalizado.
Lotéricas
No domingo (21), uma decisão da Justiça autorizou que as casas lotéricas de Franca permanecessem abertas nesta segunda-feira (22), contrariando a decisão do Decreto do Executivo. Na decisão o juiz Charles Bonemer, destacou que os serviços prestados por elas são considerados essenciais, principalmente porque pessoas de baixa renda que recebem benefícios assistenciais, são as que mais usam as lotéricas, o que inclusive foi apoiado pelo Ministério Público Estadual. A liminar com a decisão foi publicada no domingo e já está em vigência, atendendo uma ação que foi movida por mais de 20 casas lotéricas de Franca.
A decisão da Justiça francana pode abrir precedentes para decisões semelhantes em outros segmentos e em outras cidades.