Mais de 26 mil doses de vacinas contra a covid-10 já foram aplicadas em Franca, desde o início da campanha de imunização em janeiro. A informação é do médico da Vigilância Epidemiológica do município, Homero Rosa. Segundo ele, o número ainda é pequeno, por conta da pouca disponibilização de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo Estadual.
Na manhã desta segunda-feira (15), teve início a imunização de outro grupo prioritário, são os idosos com 75 anos ou mais. Homero, que acompanhou parte da imunização, afirmou que os reflexos dessa aplicação começarão a ser sentidos daqui a algumas semanas ou meses, quando uma parcela significativa da população tiver sido imunizada.
“Não é possível afirmar ainda se existe um reflexo em números de casos positivos ou mortes. Isso demanda tempo, demanda uma parcela maior de pessoas vacinadas. Franca vem recebendo assim como outros municípios, doses insuficientes, hoje mesmo com a abertura de um novo grupo (de 75 anos), acredito que vai acabar nesta segunda mesmo”, afirmou em entrevista o médico.
O complexo Poliesportivo na zona sul da cidade, é um dos pontos de vacinação por drive-trhu, além do estacionamento do Franca Shopping. Somente do poli, foram disponibilizadas 700 senhas, a expectativa dos profissionais é que todas fossem distribuídas, já que antes mesmo dos portões serem abertos às 8h, já havia fila de carros.
“Eu estava ansiosa para ser vacinada, agora é esperar a segunda dose que eu quero que seja o mais rápido possível. Levantei cedo, tomei café e corremos pra cá pra pegarmos senha a tempo. Queria muito ser vacinada”, compartilhou a aposentada Regina Andrade Silva, de 75 anos, que esperou pouco mais uma hora na fila. “Todo mundo tem que vacinar para acabarmos com isso, quero minha vida normal de volta”, finalizou.