De acordo com o Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Franca, os idosos representam mais de 75% das mortes que são causadas pela covid-19 no município. A ‘senilidade’ é o processo natural e patológico de envelhecimento e segundo os dados a maior comorbidade causadora de óbitos em Franca.
A cidade registra mais de 380 óbitos, destes quase 300 foram de pessoas acima dos 60 anos, que já são consideradas idosas. Ainda de acordo com o gráfico da secretaria de Saúde, a segunda comorbidade mais associada aos óbitos é a hipertensão arterial, com 43,60%.
O gráfico apontou ainda que a diabetes ocupa o terceiro lugar do ranking das comorbidades que mais colaboraram para as mortes causadas pelo coronavírus, presente em 26,37% dos casos.
Problemas cardíacos e a obesidade seguem como quarto e quinto lugar do ranking respectivamente, como as comorbidades mais associadas as mortes pela covid, presentes em 17% e 14% dos óbitos registrados. A pneumopatia aparece em 13% das mortes.
Abaixo de 10% dos casos relacionados ao óbitos, estão doenças renais crônicas, doenças degenerativas neurológicas, elas estão presentes em cerca de 5% a 10% dos casos.