A Câmara Municipal de Franca vota na próxima terça-feira (9) um projeto de lei que determina a publicação da relação das pessoas que foram vacinadas contra a covid-19, a autoria é do vereador Gilson Pelizaro. Pelo texto, a listagem deverá ser disponibilizada no site da Prefeitura e ser atualizada diariamente, conforme o andamento dos trabalhos de imunização. Além do nome da pessoa, deverão constar dados como gênero, idade, profissão, local de vacinação e lote da vacina.
“Estamos trabalhando puramente a questão da transparência. Acompanhamos todos os dias pelos noticiários que existem ‘fura-filas’ com relação à vacinação em várias cidades do Brasil. Não duvidamos absolutamente de ninguém; queremos mostrar que Franca é um exemplo. Com a divulgação da relação, todos terão conhecimento de quem foi imunizado e, caso tenham alguma dúvida, poderão indagar o Poder Público. Queremos que a lei, os idosos e os profissionais de saúde sejam respeitados”, explicou Gilson.
Também será avaliado pelo Plenário o substitutivo ao projeto que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas municipais incompletas, sem condições de atender aos fins a que se destinam ou impossibilitadas de entrar em funcionamento imediato.
“Esse projeto foi pensado em respeito ao munícipe e aos familiares do homenageado que dá nome à obra. Quando um serviço da Prefeitura é entregue, ele tem que estar funcionando em sua totalidade. Houve muitas discussões sobre isso após a inauguração do Complexo Viário ‘William Wanderley Jorge’, no cruzamento das Avenidas Champagnat e Ismael Alonso y Alonso, que ainda não foi concluído. Isso tem gerado um transtorno no trânsito e uma insatisfação muito grande na população. Para que isso não ocorra no futuro, apresentei esse projeto. Quando você realiza um trabalho, é preciso entregá-lo da forma que a população merece”, afirmou Marcelo Tidy, autor da proposta.
A Câmara vai avaliar ainda uma matéria de autoria de Mesa Diretora, que elimina a proibição do líder do governo não poder integrar a Mesa Diretora. O objetivo de acordo com o texto, é adequar a legislação para facilitar a nomeação do líder, que cumpre o papel de garantir o alinhamento entre os Poderes Legislativo e Executivo.
Três Requerimentos e uma Moção de Aplausos também serão analisados pelos vereadores. Por conta da pandemia do covid-19, o acesso do público ao Plenário está vetado.