A Prefeitura de Franca confirmou que vai adotar as regras da fase vermelha do “Plano São Paulo”, porém com medidas menos restritivas do que as impostas pelo estado. As normas serão publicadas no Diário Oficial do Município neste sábado (6).
De acordo com o comunicado, a atual taxa de ocupação dos leitos de UTI para a Covid está em 62%, abaixo da média estadual, que é de 78,5%.
“Com base neste quadro e diante do ato do Governo do Estado de São Paulo em rebaixar a região de Franca para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, a Prefeitura de Franca confirma que protocolou, nesta tarde, ação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para que se mantenha a região do DRS VIII – Franca/SP na Fase Laranja do Plano São Paulo”, informou.
Como fica
Comércio, bares e restaurantes poderão funcionar dentro do sistema de “drive-thru” e “take away”, no período compreendido das 05h às 20h, mas o estabelecimento deverá impor barreira física e rígida para impedir o acesso de quaisquer consumidores/clientes no interior da empresa/loja evitando aglomerações na porta.
A degustação dos alimentos no local e experimentação de peças de roupas estão proibidas, além disso o local deverá providenciar agendamento prévio para as situações em que a verificação in loco da mercadoria seja indispensável.
Já os shoppings e galerias poderão realizar as suas atividades adotando o “take away” apenas de forma excepcional, de modo que a circulação interna fique restrita à retirada de produtos e não supere 10% (dez por cento) de sua capacidade total;
Academias
As academias, com base na Lei Municipal nº. 8.980 de 08 de janeiro de 2021, essenciais, desenvolverão suas atividades com ocupação máxima de 15%, recomendando-se conduzir suas aulas ao ar livre, respeitando o distanciamento social de dois metros entre as pessoas no período compreendido das 05h às 20h.
Igrejas
A ocupação máxima dos templos religiosos fica fixada em 30% e autorizadas no período compreendido das 05h às 22h;
“A Prefeitura de Franca tem se pautado pela proteção à saúde na pandemia e, na medida do possível, empenhado todos os esforços que estão ao seu alcance para manter a economia da cidade, em condições de funcionamento. Com essas medidas, a Prefeitura busca evitar os colapsos da saúde e social”, informou o Executivo.