Um homem foi multado em R$ 75 mil por manter aves silvestres presas sem autorização dos órgãos ambientais, na Vila São Sebastião na zona oeste de Franca. Os pássaros estavam em uma casa de ração.
Trinta e dois canários da terra verdadeiros; 16 trinca-ferro; 13 coleirinho papa capim; três bigodinho; quatro graúna (pássaro preto); três pintassilgo de cabeça preta; um azulão com anilha; uma pomba asa branca e um papagaio verdadeiro foram apreendidos.
De acordo com a Polícia Ambiental, o proprietário foi questionado se havia mais aves no local, e ele confirmou que sim além de autorizar a entrada das equipes. Eles eram mantidos nos fundos do estabelecimento.
O proprietário do comércio informou não possuir licença do órgão ambiental para manutenção das aves em cativeiro e que pessoas deixam as aves ali em forma de troca por mercadorias de seu comércio, caracterizando, portanto, comércio / escambo das aves.
Os bichos foram devidamente apreendidos e serão destinadas ao VITAS em Franca, eles vão passar por uma triagem e após serão soltos, já que segundo a polícia todas aparentam recente captura, exceto o papagaio verdadeiro e o azulão anilhado, que demonstram estar domesticados.
O proprietário da loja foi ouvido, multado e após liberado.