Moradores de bairros próximos ao prédio do CSU na Vila Formosa, antiga sede da DISE de Franca, protestaram na manhã desta quinta-feira (18), contra a instalação do Centro Pop no local. O principal motivo alegado é a falta de segurança que a instalação do projeto causaria no bairro.
Cerca de 25 moradores participaram da manifestação, eles alegaram que não foram ouvidos e que as casas de alguns já sofreram invasão, e que a ida do Centro Pop para o local pode piorar a situação.
A Prefeitura de Franca ainda não confirmou oficialmente que o prédio será usado para tal fim. O Centro Pop antigamente ficava instalado na avenida Hélio Palermo, na altura da zona norte da cidade, mas foi removido por conta da pandemia. Atualmente o atendimento acontece de forma improvisada no prédio do Champagnat.
No início de janeiro, a Prefeitura de Franca informou que realizaria um censo com os moradores em situação de rua, para levantar quantos são, de onde vieram e o motivo de estar na rua.
Na última sessão da Câmara Municipal, um projeto pedindo um estudo que ouvisse os moradores a respeito da instalação foi apresentado, mas acabou sendo adiado para as próximas sessões.