Mais cinco leitos de UTI para o tratamento da covid-19, foram instalados em Franca nesta quinta-feira (11). Eles foram abertos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no centro de Franca. O local já possuía 5 unidades, então passa a contar com 10, que somados aos 37 já existentes no Hospital do Coração, chegam a um total de 47 leitos.
A medida já tinha sido anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo, Marco Vinholi. Segundo ele, até o final de fevereiro serão abertos um total de 32 leitos em Franca, totalizando 69 unidades apenas em Franca.
Na região também serão abertas mais unidades. Em Ipuã, que faz parte da Diretoria Regional de Saúde de Franca (DRS), foram abertos 5 nesta quinta-feira. Na classificação do Plano São Paulo, é levada em conta a disponibilidade de leitos tanto em Franca, quanto nas cidades que fazem parte da DRS.
Atualmente a cidade permanece na vermelha, a mais restritiva. Em decisão conjunta com o Ministério Público, a prefeitura de Franca conseguiu garantir que os comerciantes permanecessem trabalhando pelos sistemas de drive thru e take away, pelo menos até esta sexta-feira (12), quando o Estado realiza nova classificação.
Pelos números Franca poderá avançar para a fase laranja, menos restritiva do que a vermelha.