Empresários do ramo de restaurantes e bares, se reuniram em um protesto nesta quinta-feira (11), no bairro Estação, contra as medidas impostas pelo Plano São Paulo do governo estadual. Eles prepararam marmitas que foram feitas com os produtos que seriam perdidos caso não fossem usados. Elas foram distribuídas em forma de protesto.
Os bares e restaurantes estão proibidos de abrirem as portas pelo menos até esta sexta-feira (12), quando o governo realiza uma nova classificação do Plano S.P. Pelos números Franca pode ir para a fase laranja, menos restritiva do que a atual, vermelha.
No início da semana, o prefeito Alexandre Ferreira se reuniu com promotores do Ministério Público, onde concordaram em autorizar o comércio trabalhando pelo sistema de drive thru e take away. Mas em relação aos bares e restaurantes, a autorização foi apenas pelo modelo de delivery, insuficiente de acordo com eles, para manter o caixa no azul.
Já na fase laranja os dois setores poderão abrir as portas, mesmo com restrições, apenas 40% da capacidade, obedecendo o distanciamento social, além de um horário limite de funcionamento, geralmente às 22h.