O Centro de Referência contra Covid-19 de Pedregulho, deu início aos atendimentos nesta segunda-feira (8). Ele foi instalado na ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Morada do Sol.
De acordo com a Prefeitura, o primeiro dia foi de movimentação intensa já nas primeiras horas. O local recebe moradores do município em dois formatos: por meio de agendamento prévio e livre demanda, diretamente no Centro.
Os atendimentos são realizados por etapas. Os pacientes que chegam ao local passam por uma triagem e, em seguida, são recebidos para a consulta médica. Inicialmente, os serviços funcionam de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas.
O secretário de Saúde, Daniel Borges, explicou que a ideia é ter um espaço específico para os cuidados durante a pandemia do novo coronavírus. “Nós temos entradas distintas para não misturar o fluxo de atendimentos e assegurar a continuidade dos cuidados desses pacientes. O Centro foi pensado para Pedregulho porque tínhamos vários fluxos de atendimentos e as outras patologias continuam – doenças como: hipertensão, diabete, além das gestantes que continuam e agora também temos a vacina. A ideia é evitar que tenha contaminação cruzada”, disse.
Responsável pelos atendimentos, a médica Miriam Zakir explicou como eles são realizados. “O Centro de Referência atende prioritariamente os casos de síndromes gripais – leves e moderados. Então, aquelas pessoas que apresentam tosse, diarreia, que perderam paladar ou olfato, que estão com febre, mas em um quadro controlado para que a gente possa identificar e acompanhar esses casos, juntos com os pacientes dessa unidade.
O prefeito Dirceu Polo Filho também acompanhou o início dos trabalhos no Centro. “Pedregulho tenta se renovar cada dia que passa e o Centro de Referência contra Covid é um dos meios de ajudar a população em um momento tão difícil. A ideia é, juntamente com a Secretaria da Saúde, proporcionar um meio para que nossos moradores não se sintam sozinhos. Dessa maneira, vamos continuar trazendo melhorias para o nosso município, principalmente, na área da saúde. Vamos juntos, sim, vencer a batalha contra o coronavírus”, afirmou Dirceu.
Para o funcionamento do local, foi necessária a contratação da médica e, além disso, o setor da saúde foi responsável por realocar profissionais para o serviço de enfermagem. Toda a estrutura montada, equipamentos, materiais e os pagamentos dos funcionários são pagos com cursos destinados para a pandemia da Covid-19.