O sábado foi de movimentação grande no centro da cidade, após o prefeito Alexandre Ferreira publicar decreto no qual autoriza a retomada do comércio, contrariando o Governo do Estado, que havia classificado a cidade na fase vermelha horas antes, durante coletiva de imprensa.
Pelas regras o comércio não poderia estar aberto, apenas o considerado essencial. Porém de acordo com o prefeito, a taxa de contaminação pela Covid-19 diminuiu nas últimas duas semanas, quando o comércio se manteve fechado, o que agora é suficiente para que seja aberto novamente.
“Nestes últimos dias, a população nos ajudou e conseguimos reduzir os índices de transmissão da doença e de casos confirmados, mas ainda há muito para reduzir”, disse.
O primeiro dia da flexibilização gerou muitas dúvidas em comerciantes do centro. O gerente de uma loja de cosméticos no calçadão, José Cândido, afirmou que muitos acreditavam que a entrada no interior da loja estaria permitida. “Soube pela imprensa sobre a decisão do prefeito. Fiquei muito satisfeito, a gente já está há muito tempo com tudo fechado, no ano passado e agora. Eu escutei alguns dizendo que ia poder entrar, outros não, aí fui me orientar e soube que realmente é apenas por drive e agendamento. É melhor que nada, embora ainda não seja o suficiente para arcar com os prejuízos que a gente teve”, afirmou.