Franca do Imperador, nomeada no passado em homenagem à Dom Pedro I, a cidade conhecida hoje como a Capital do Calçado e do Basquete, ostenta significativas posições em rankings importantes como o “melhor saneamento básico do país” ou ainda a “5ª cidade mais segura para se viver”. E foi assim, com hospitalidade e braços semiabertos que o mais mineiro dos municípios paulistas me recebeu há cerca de oito anos.
Em um momento de redirecionamento da minha vida e carreira, Franca foi a cidade escolhida para uma nova etapa. O que mais me chamou a atenção? O potencial de desenvolvimento e a necessidade latente de um arranjo produtivo. A cidade precisava ser repensada e, como especialista em gestão estratégica de negócios, esse era o cenário propício para minha contribuição.
De lá para cá, muitas coisas aconteceram. Sempre com foco no empreendedorismo, me engajei em muitas frentes, participei de grupos, conselhos, fóruns, eventos e, aos poucos, com seu jeitinho mineiro, a cidade foi me acolhendo.
Descobri a Franca dos cafés e da gastronomia, do seu famoso Filé à JK aos mais diversos pratos típicos da nossa culinária. Percebi que, ao longo de sua história, a cidade foi acolhendo imigrantes de diversas regiões do Brasil e do mundo, como Líbano, Itália, Espanha, entre outros.
Preciso ressaltar aqui, que tive o prazer de conhecer e conviver com alguns desses empreendedores raiz, que com poucos recursos enfrentaram as adversidades, e com maestria construíram suas histórias e contribuíram com a evolução da terra das Três Colinas.
Franca se consolida como berço do empreendedorismo, sediando indústrias em seus mais diversos segmentos como aeronáutica, alimentos e confecções – que vem ganhando cada vez mais expressão no mercado mundial. Abriga ainda, a base de importantes empresas varejistas e prestadoras de serviços e, no que diz respeito à tecnologia, caminha para ser reconhecida como polo tecnológico e figurar entre as cidades inteligentes, além de sua alta representatividade quando o assunto é e-commerce.
O município conquistou ao longo do tempo, uma estrutura robusta de amparo ao empreendedor, com forte presença de instituições como o sistema S (Sebrae, Senai, Senac, Sesc e Sesi) a Acif, uma das associações comerciais mais representativas do Estado, e o Instituto Cidade do Calçado. Além de suporte aos exportadores, através do capítulo da Apex-Peiex e projetos como Banco do Povo, Sala do Empreendedor e a Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica).
Não posso deixar de evidenciar a área da educação, com escolas e universidades como a Fatec, o Centro Paula Souza (por meio da Etec Dr. Júlio Cardoso), a Unesp e a Uni-Facef que estão à frente de muitas ações e desenvolvem um trabalho incrível.
Destaco também seus atrativos turísticos, as belas cachoeiras, rios e montanhas que atraem os adeptos aos esportes de aventuras e os amantes da natureza.
Hoje, depois de muitas amizades feitas, parcerias estabelecidas, desafios aceitos e muitas missões cumpridas, sinto que a decisão foi assertiva. Construo a minha história e me realizo orientando, contribuindo e direcionando empreendedores, na realização dos seus sonhos, e empresários, na gestão de suas empresas. De alguma maneira, contribuo para o desenvolvimento de nossa região.
Parabéns Franca pelos seus 196 anos!
Jean Dunkl
@jeandunkl
CEO da CPD Consultoria, consultor especialista em Gestão Estratégica de Negócios e gestor da Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca)