As duas campanhas de vacinação em andamento, contra a Poliomielite e o Sarampo terminam nesta sexta-feira e Franca está empenhada em melhorar seus índices de cobertura. A primeira tem como público alvo crianças e adolescentes até os 15 anos, onde o número de pessoas imunizadas até o momento é de cerca de 8,2 mil (em torno de 46% da população alvo). A segunda e voltada para pessoas adultas.
Uma doença infectocontagiosa aguda, a Poliomielite é causada por um vírus de gravidade extremamente variável, podendo levar a morte ou a deixar o paciente com sequelas irreversíveis. É uma doença que pode afetar tanto adultos quanto crianças, mas por ser mais contraída na infância, ficou conhecida como ‘paralisia infantil’. A Prefeitura de Franca, através de sua Secretaria de Saúde desde o mês passado está com equipes em suas Unidades Básicas, oferecendo gratuitamente a vacina das 9 h às 16 h.
Embora não existam registros da poliomielite desde 1989 no País, é preciso redobrar os cuidados e avançar com os índices de cobertura, pois especialmente as crianças sem a proteção necessária, poderão ter sua saúde comprometida pela doença. Mesmo com a erradicação (certificado obtido pelo País em 94), o poliovírus representa uma ameaça, pois pode ser importado de países onde ainda são frequentes os casos.
O contágio pode acontecer pela via oral, por meio de água ou alimentos contaminados. O contato com fezes ou secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas também pode dar causa a transmissão do vírus.