Embora a campanha em âmbito nacional de vacinação contra a poliomielite esteja sendo encerrada em alguns municípios nesta sexta-feira (locais em que o ponto facultativo não sofreu alteração), em Franca a situação não deve sofrer alterações a partir da próxima terça-feira. As doses da vacina continuarão disponíveis na rotina das Unidades Básicas de Saúde, durante o período das 9 h às 16 h, tendo como público alvo crianças e adolescentes de 1 a 15 anos de idade. Também segue sendo oferecida a vacina contra o Sarampo e a gripe Influenza.
Os números da Secretaria de Saúde, apurados até essa quinta-feira, apontaram que no dia D se apresentaram nos postos mais de 3,3 mil pessoas, porém dessas, somente 873 doses foram aplicadas. Na mesma ocasião, da vacina oral (gotinhas), foram aplicadas 3,6 mil doses. Até essa semana a soma geral apontava para o comparecimento de cerda de 6 mil pessoas, com 3,2 mil doses aplicadas, enquanto da vacina oral, cerca de 7 mil receberam as gotinhas.
Sarampo
Os números atualizados da campanha de vacinação contra o Sarampo em Franca, apontam que no dia D, 201 pessoas compareceram na faixa de 6 meses a 29 anos, com 29 doses aplicadas. Entre 30 a 49 anos, 205 pessoas foram imunizadas. Até a última quarta-feira, entre crianças de 6 meses e adultos de 29 anos, 6.210 passaram pelas Unidades Básicas, sendo que 2.377 doses foram aplicadas. Entre os adultos de 30 a 49 anos, apenas 205 doses foram aplicadas no primeiro momento, números que atualizados até essa semana, elevou para 3.568 vacinas aplicadas nesse público.
Números do País
Dados contidos em um dos últimos balanços do Ministério da Saúde (MS), divulgado no começo da semana (26), mostravam que apenas 35% do público-alvo foram vacinados, o que corresponde a 4 milhões de crianças nessa faixa etária. Faltam, portanto, vacinar 7,3 milhões de crianças para que se atinja a meta de imunizar 11,5 milhões do público-alvo. A campanha teve início no dia 5 de outubro e está ocorrendo simultaneamente à campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Segundo o balanço divulgado no dia 26, a maior cobertura vacinal ocorreu no Amapá, com 62,59% de cobertura, seguido da Paraíba, com 50,11%. A menor cobertura é em Rondônia, com 11,76%. Em nota, o Ministério informou que a partir de dados preliminares, até o momento 232 (4,16%) municípios atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas. A recomendação aos Estados e Municípios que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano.