Quatro dias após Franca ser classificada para a fase laranja do plano de flexibilização do Governo do Estado, o economista Adnan Jebailey avaliou a situação que as empresas devem enfrentar nesta retomada. Para ele não será um processo fácil, mas a palavra-chave é a reinvenção.
“A gente já entra no segundo semestre passando para a fase laranja, o que é uma notícia positiva. Olhando para frente a gente tem o dia das crianças, a black Friday, natal, tudo isso é ingestão de recursos na economia. Olhando ainda para o Governo Federal temos os incentivos como o auxílio emergencial que pode ser prorrogado, a liberação do FGTS, então tudo isso faz com que o comerciante veja com bons olhos a fase laranja e fique otimista nos próximos meses deste ano”, avaliou Jebailey.
Apesar do otimismo que cerca a retomada para uma fase com menos restrições, o economista reconhece que o processo da retomada pode ser lento, já que grande parte da população está sem dinheiro.
“Essa retomada é muito difícil, primeiro vai ter que começar a entrar o dinheiro no comércio para depois recompor estoque e a gente voltar o mínimo de normalidade do período de antes da pandemia. Agora é olhar para o futuro e pensar em se reinventar. Estamos sim entrando em uma recessão econômica pós pandemia, assim como passamos outras vezes, e a palavra é sempre a mesma, se reinventar”, finalizou.