A notícia que era esperada por muitos e colocava em discussão diferentes pontos de vista em relação à quarentena, foi divulgada no começo da tarde de hoje: a Região Administrativa de Franca avançou à fase laranja do Plano São Paulo, que visa a retomada da economia paulista. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa realizada na capital. Com a nova medida, sendo colocada em prática, a partir da próxima segunda-feira (24), locais como shoppings, escritórios, concessionárias e comércios em geral poderão reabrir.
Pode-se dizer que o aumento nos números de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que foram anunciados recentemente, foram fundamentais para a alteração do quadro de Franca. A região ficou na fase vermelha por 50 dias. Existia a possibilidade de Franca seguir na fase mais rígida do Plano São Paulo. Porém, o governo estadual anunciou que nenhuma região continuará na fase vermelha. Esse é a primeira vez que isso acontece desde o início das atividades do plano, que completou 80 dias nesta sexta.
Além de Franca, a região de Registro, no Vale do Ribeira, também avançou a segunda fase. Outra que teve melhorias dentro do programa foi a área de Barretos. Outro dado que chama a atenção sobre o Plano São Paulo é em relação à quantidade de pessoas que residem em locais que fazem parte da flexibilização, ou seja, na fase amarela. Neste momento esse número chegou a pouco mais de 88%.