Após dois finais de semana seguidos com o fechamento praticamente completo dos comércios por conta da pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, decretou lockdown por mais 15 dias na cidade da região. Com início já neste sábado (15) e será encerrado no dia 24 de agosto. A decisão após esse período pode ser influenciada conforme as medidas que devem ser anunciadas pelo governador João Doria para a Região Administrativa de Franca em relação ao Plano São Paulo.
“Aos finais de semana, no período compreendido entre às 19 horas do dia 15/08/2020 (sábado) às 05 horas do dia 16/08/2020 (segunda feira) e entre as 19h do dia 22/08/2020 (sábado) às 05 horas do dia 24/08/2020 (segunda feira), fica suspenso o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, exceto postos de gasolina, farmácia e rede hoteleira”, afirmou a prefeitura no decreto.
A Prefeitura de Rifaina ainda afirmou que os comerciantes que não seguirem à risca as recomendações poderão ser punidos. Em caso de desobediência ao cumprimento das determinações contidas deste decreto, fica autorizado, desde já, aos órgãos municipais competentes, com o objetivo de atender o interesse público e evitar o perigo e risco coletivo, adotar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, estando sujeito, a quem lhe der causa, às penalidades previstas neste Decreto e ao art. 268 do Código Penal”, completou.
Rifaina confirmou mais um óbito por complicações do novo coronavírus nesta semana. Um homem de 91 anos que estava internado há alguns dias em Franca não resistiu e morre em decorrência da doença. Essa foi a segunda vítima da Covid-19 na cidade. Isso porque no mês passado outro homem – esse de 45 anos – também faleceu. A Secretaria de Saúde do município informou que até o momento 37 casos confirmados da doença, sendo que destes, 17 pacientes já estão recuperados.