O que estava previsto aconteceu mais uma vez: a região administrativa de Franca continuará na fase vermelha do Plano São Paulo, que visa a reorganização da economia paulista. O anúncio foi feito no começo da tarde desta sexta-feira (7) pelo governador João Doria (PSDB). O novo período começa já neste sábado e segue até o dia 23 de agosto. Vale lembrar que a data de início foi adiantada por conta das regiões que passaram para as fases laranja e amarela e, assim, os comércios locais podem abrir no final de semana do Dia dos Pais.
As condições encontradas em Franca nas últimas semanas em relação aos problemas relacionados aos números de ocupações de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além do aumento considerável de casos – em dois dias foram mais de 260 novos registros -, atingindo assim à marca de 1.775 confirmações, são os principais motivos para o não avanço dentro do plano do governo do estado. Apenas duas regiões continuam na fase vermelha: a de Franca e de Registro, no Vale do Ribeira. Existe a possibilidade da região de Franca ser avançada à fase laranja, ou até mesmo na amarela até o final do mês. Tudo isso dependerá das condições entradas no período dentro da cidade.
O governo do estado de São Paulo ainda informou que, além das regiões administrativas de Franca e Registro, que continuam com cenário negativo, outras localidades tiveram evolução e evoluíram dentro do plano. Na fase amarela agora estão as regiões de Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, São João da Bela Vista, Taubaté e Ribeirão Preto que teve o anúncio feito de forma antecipada na tarde de quinta-feira (6), quando o prefeito Duarte Nogueira divulgou a atualização do estado. Seguem na fase laranja as regiões de Barretos, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.