Pode-se dizer que Franca passa pelo pior momento disparado em relação ao cenário do novo coronavírus desde o início da pandemia. O que muitos dos especialistas chamam de pico da curva chegou à cidade. Em dois dias seguidos, a Secretaria de Saúde confirmou recordes absolutos de pessoas contaminadas com a Covid-19. Se na quarta foram mais de 100 novos pacientes, apenas nas últimas 24 horas, 160 francanos foram diagnosticados com a doença.
Justamente a um dia do anúncio do governador João Doria em relação ao avanço ou não dentro do Plano São Paulo, em que Franca e região estão na fase vermelha, por conta da situação crítica, os dados de casos positivos saltaram para 1.775. Outro dado que tem subido constantemente é em relação aos pacientes que estão com suspeitas da doença – já são 852 pessoas nessa situação. Os casos negativos nesta quinta atingiram a marca de 2.180.
O ponto positivo da quinta-feira é em relação aos óbitos. Franca passou por uma sequência de 13 dias contabilizando mortes por complicações do coronavírus. Em um desses dias, quatro pessoas foram vítimas da doença – o recorde até o momento. Sem alteração, o número continua em 42. Além disso, mais 34 francanos estão recuperados da Covid-19. Neste momento o dado total é de 446. Todos os registros foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Franca, por meio de boletim epidemiológico.