São Joaquim da Barra está entre as cidades da região de Franca que mais tem casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia. Por conta disso, com o intuito de combater a disseminação do vírus, o prefeito Marcelo Mian decretou novas medidas que deverão ser seguidas já a partir deste final de semana.
Durante três domingos de agosto, fica proibido no município o funcionamento de supermercados, minimercados, açougues, mercearias, padarias e estabelecimentos similares. A novidade será colocada em prática nos dias 02, 16 e 30. A Prefeitura informou que, neste momento, está descartada a possibilidade de implantação de um lockdown completo. Porém, a ação se dá por conta do aumento nos números de registros positivos.
De acordo com o decreto publicado pelo prefeito, todos os comerciantes que não seguirem as determinações serão punidos na sequência. O descumprimento pode gerar multa imposta pelo município. O valor previsto é de aproximadamente R$2.800. Vale ressaltar que os locais devem ser fechados apenas três dias específicos. Nos domingos dos dias 9 e 23, todas as atividades podem funcionar normalmente.
Ao todo, São Joaquim da Barra soma 416 casos positivos da Covid-19. Além disso, mais 62 pessoas estão em estado de investigação com suspeitas da doença. O município já confirmou 10 óbitos por complicações da doença. Todos os dados são divulgados pela Secretaria de Saúde, por meio de boletim epidemiológico.