Na próxima terça-feira, dia 4 de agosto, a 23ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Franca será realizada de forma virtual. A decisão foi tomada no final dos trabalhos de hoje por meio de votação nominal e tem como principal objetivo combater a proliferação do novo coronavírus, evitando assim qualquer tipo de aglomeração no local.
Presidente interina da Câmara, durante o período de afastamento do Pastor Palamoni por questões de saúde, a vereadora Cristina Vitorino consultou os 13 vereadores presentes, e, por 10 votos a 3, a sessão remota foi aprovada. Ela informou que testes serão realizados nesta quinta-feira (30) para determinar qual a plataforma mais adequada aos parlamentares.
“Tomamos essa decisão porque os vereadores estão preocupados. Eles sentem que estão aglomerados, com muita gente circulando pelo Plenário. O vírus tem contaminado muitas pessoas e é uma preocupação de todos. Então, manteremos o trabalho em home office e a sessão será remota. Acreditamos que dará certo”, afirmou Cristina.
Além da alteração no formato da sessão, outra mudança foi anunciada durante as atividades de hoje. A reunião das comissões permanentes de Legislação, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, que é realizada semanalmente às sextas-feiras, também deixou de ser presencial.
“A saúde de Franca está um caos. Temos que fazer a nossa parte, não podemos mais aglomerar. Houve um consenso geral [entre os membros das comissões] de que a próxima reunião será feita online. Deus queira que, na semana que vem, talvez a gente possa recuar um pouco, mas, a princípio, achamos melhor tomar essa atitude, até para preservar os membros das comissões que fazem parte de grupos de risco”, disse o vereador Ilton Ferreira (PL).
A assessoria de comunicação da Câmara ainda anunciou que, mesmo com as alterações, todos os interessados poderão acompanhar as sessões e reuniões por meio das redes sociais.