Auxiliar quem precisa, principalmente nos momentos de mais dificuldades: esse é o intuito do Coletivo Arco-Íris com ações realizadas em Franca durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto de distribuição de refeições, idealizado pela coordenadora do grupo, Rosângela Valentino, há cerca de quatro anos, foi intensificado desde o início da quarentena.
Inicialmente destinado aos moradores de rua da cidade, o projeto tem focado também em famílias que estão em situação de vulnerabilidade. De acordo com o presidente do coletivo, Eduardo Valentino, o objetivo é sempre chegar nos bairros que não têm políticas públicas necessárias para colaborar com os munícipes que residem nos locais.
Segundo ele, desde quando a pandemia teve início, mais de 3 mil pessoas já foram beneficiadas com as ações. Alguns dos pontos que foram visitados são os bairros Jardim Palma, Jardim Palmeiras, Parque Vicente Leporace, Santa Luzia, Vila São Sebastião e Jardim Portinari. Só neste sábado (25), aproximadamente 500 refeições foram distribuídas no Centro Comunitário do Portinari. “Toda a semana a nossa expectativa é sempre a mais otimista. Um dos propósitos desse projeto é que possamos ser uma cidade com mais solidariedade e empatia ao próximo e juntos podemos reconstruir a nossa cidade com mais igualdade”, disse Eduardo.
Em tempos de proliferação do novo coronavírus em Franca, o grupo também tem a preocupação de não aumentar os riscos de disseminação da doença. “Todo almoço que é realizado o Coletivo Arco-Íris tem profissionais da área da saúde orientando e auxiliando o público para evitar a aglomeração e o uso da máscara nesse momento de pandemia. Tudo é feito com muita responsabilidade e precaução”, completou.
Histórico
Criado por Eduardo, o grupo nasceu com a “missão de ajudar com projetos sociais o município de Franca”, como afirma o atual presidente do coletivo. Diversos trabalhos são realizados, como o Dia das Crianças Carentes e natal solidário, além de projetos de prevenção, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
O grupo ainda afirmou que ajudou mais de 200 famílias carentes com entregas de cestas básicas durante o período da pandemia. Para o desenvolvimento das ações, o coletivo necessita da colaboração da comunidade. Desta forma, os interessados em participarem das atividades podem doar alimentos, roupas ou calçados. O telefone para contato é (16) 99331-9629.