Após críticas da imprensa e da população, principalmente em redes sociais, o prefeito Gilson de Souza finalmente apareceu em uma live realizada na tarde desta terça-feira (7).
Ao lado do secretário de Saúde de Franca, José Conrado Netto, e do médico da Vigilância Epidemiológica Homero Rosa Júnior, o prefeito afirmou que tem conversado com o governo do Estado para garantir a abertura de novos leitos de UTI para a cidade, mas não deu prazo algum.
“No sábado e no domingo eu estive falando com o secretário de Desenvolvimento Marcos Vinholi, nós estamos toda semana conversando com o estado e com os prefeitos da região através de videoconferência, discutindo a situação da região. Os leitos de UTI são de responsabilidade do Estado, e a Santa Casa no momento encontra-se com os 17 leitos de UTI ocupados”, destacou Gilson, ressaltando ainda que pediu para que os hospitais particulares da cidade ampliassem a capacidade de atendimento.
Durante a sua fala, o secretário Netto afirmou que Franca e Ribeirão Preto são hoje o epicentro da Covid-19 no estado. “Por isso mesmo pedimos que a população nos ajude, que faça o isolamento social, use máscaras e lave as mãos constantemente”, explanou.
Já Homero destacou que a situação é inédita no mundo e que não existem respostas para diversas perguntas. “Não temos medicamentos específicos tanto para tratar quanto prevenir de maneira segura para todo mundo, nem mesmo para tratar aquelas pessoas doentes e que estão internadas”, finalizou o médico, destacando ainda que não existe perspectiva de uma vacina a curto prazo para a covid.