Esta é uma pergunta que está circulando nas redes sociais há alguns dias, e embora tenha surgido em meio a oportunismo político, ela passou a fazer sentido. O que se vê em Franca é bem diferente de cidades da região, como Ribeirão Preto por exemplo, onde o chefe do Executivo, Duarte Nogueira, sempre dá as caras nas entrevistas coletivas, participando ativamente das decisões e repercussões diante tudo o que o mundo vive.
Em Franca o cenário é outro, há dias e dias o prefeito Gilson de Souza não é visto, postura que assusta diante à situação da cidade, que no último final de semana viu a ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 atingir 100% da sua capacidade.
Falta ao prefeito a postura de vir a público, mesmo que em redes sociais, dar uma explicação sobre o que está sendo feito, como está sendo feito e prazos, afinal quando o assunto é saúde não dá para esperar, tudo é “para ontem”. Obviamente existem os trâmites burocráticos, a dificuldade política, mas a população merece uma resposta, ela merece ver e ouvir do seu administrador, explicações sobre o trabalho durante uma pandemia.
Não é necessário ir muito longe para buscar exemplos de prefeitos que tomaram as rédeas da situação. Em Cristais Paulista e Rifaina por exemplo, os seus respectivos chefes do Executivo, são figuras carimbadas nas redes sociais, onde é possível vê-los em lives, vídeos gravados e em entrevistas.
Esperamos que a situação mude em Franca, que Gilson de Souza saia do gabinete e tome a liderança firme que se espera de alguém que foi eleito com quase 100 mil votos. A cidade merece isso!