Três cidades da Região Administrativa de Franca terão que se adequar à fase vermelha do Plano São Paulo a partir desta sexta-feira (3). O Ministério Público solicitou aos municípios de Pedregulho, Rifaina e Jeriquara que fechem os pontos de comércio considerados não essencial.
A determinação tem que ser colocada em prática por conta dos problemas relacionados à quantidade de leitos ocupados em Franca, cidade base da região no plano do governador João Doria. Com a alteração, locais como academias, igrejas e bares terão que atender apenas com entregas nas residências e drive-thru.
Desta forma, seguindo as regulamentações, as cidades já anunciaram a mudança. Ao lado do secretário de Saúde Daniel Borges, o prefeito de Pedregulho, Dirceu Polo Filho, anunciou as medidas por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. O fechamento já deve ser seguido a partir desta sexta.
“Mesmo o município trabalhando pela não proliferação do vírus, fazendo ações como higienização de ruas, barreiras sanitárias, testes rápidos, totens de alcoolgel, distribuição de aproximadamente 15 mil máscaras e orientações de nossos profissionais de saúde, sabemos que a maior preocupação de todos é a vida, mas também sei que os nossos comerciantes estão cumprido o correto, tomando todas as medidas necessárias e se há Lei, ainda que não concordamos em partes, sabemos que devemos cumpri-la”, afirmou.
Rifaina anunciou que publicará o decreto da cidade ainda na noite desta quinta-feira (2). Segundo o secretário de Governo, Alcides Santos, a medida será seguida conforme a solicitação. “Não podemos fugir, é algo que temos que seguir e vamos colocar em prática. Se é para o bem da população pensando na saúde de todos, é o que temos que fazer”, disse.
O prefeito de Jeriquara, Eder Luiz Gonçalves, vê a mudança como importante no momento que a região vive em relação à pandemia do novo coronavírus. “Vamos voltar ao primeiro decreto que fizemos. O decreto será seguindo o pedido da promotoria. A determinação foi feita para que todos possam respeitar o que deve ser seguido”, afirmou Eder.
Os municípios da região de Franca devem seguir com a medida, inicialmente, até o dia 14 de julho. A partir daí devem ser colocadas em práticas novas determinações, conforme as definições atualizadas do governo do estado.