Com serviços prestados à comunidade há quase três décadas, a Feapaes – SP faz aniversário nesta sexta-feira. Fundada em 29 de maio de 1993, a entidade sem fins lucrativos comemora os 27 anos de história. Com atendimentos destinados a cerca de 70 mil pessoas com deficiências e, se somados os familiares, beneficiando quase 300 mil, o projeto tem motivos para festejar.
Com uma das sedes em Franca, a federação paulista tem como principais objetivos garantir a criação e aplicação de políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com deficiências. “Estamos constantemente em diálogo com o legislativo e executivo estadual, buscando meios e dando voz as pessoas com deficiências, na maioria das vezes, esquecidas a margem da sociedade. Buscamos conscientizar a sociedade de que todos somos iguais perante a lei e gozamos dos mesmos direitos e deveres”, disse a presidente da Feapaes, Cristiany de Castro.
Com as ações realizadas nesse período de tradição, a entidade é responsável também por articular juntamente com a iniciativa privada as visitas e a busca de fontes para a sustentabilidade de 305 Apaes paulistas. A Feapaes – SP sempre esteve envolvida nas principais articulações que envolvem entidades assistenciais no Estado, como na mobilização pela Nota Fiscal Paulista, na qual o governo alterava algumas regras no programa que prejudicava as entidades.
Também mobilizou, em 2017, o governo estadual e foi atendida com relação aos repasses feito as Escolas Especiais das Apaes, que tinha um per capita bem inferior ao feito ao ensino regular. “Na época, corríamos o risco de perder várias dessas escolas no Estado. Seria um impacto muito negativo para essas famílias que dependem desse serviço. O direito a educação é um direito de todos e dever do Estado, não podíamos cruzar os braços para essa desigualdade”, completa Cristiany.