Franca está na “Fase 2” da etapa de retomada das atividades econômicas anunciada na manhã desta quarta-feira (27), pelo Governo do Estado de São Paulo. Isso significa que a partir da próxima segunda-feira (1), o comércio poderá abrir as portas seguindo restrições de segurança e distanciamento social para evitar a propagação do coronavírus.
Foi durante uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que o governador João Doria (PSDB), explicou como funcionará o sistema implantado, chamado de “quarentena inteligente”.
Franca foi classificada com a cor laranja, que de acordo com o governo significa que a situação está sob controle, o que é confirmado pelo número de leitos disponíveis na cidade que tem uma média de ocupação de 30%.
Shopping
O Franca Shopping poderá abrir as portas depois de mais dois meses sem atividades, mas o horário de funcionamento será reduzido a apenas quatro horas por dia, além das lojas ficarem obrigadas a controlar o fluxo de clientes nos locais a apenas 20%, respeitar o distanciamento social de um metro e meio, além do uso obrigatório de máscaras e álcool em gel. A praça de alimentação segue fechada até que a cidade atinja outro patamar do plano.
O plano
“Retomada consciente”, este é o nome adotado pelo governo para a reabertura das atividades econômicas no estado. Ele é composto por cinco etapas e cada região do estado é classificada seguindo critérios rígidos da secretaria estadual de Saúde.
Taxa de ocupação de leitos de UTI, número de mortes, casos confirmados e internações por Covid são os critérios adotados para classificar cada região em:
Vermelha (Fase 1) – Alerta máximo- apenas serviços essenciais funcionam
Laranja (Fase 2) –Situação de controle, abertura com restrições
Amarela (Fase 3) – Permissão de funcionamento de outros setores
Verde (Fase 4) – Situação mais ampliada permitindo abertura de mais setores
Azul (Fase 5) – Situação considerada controlada, permitindo a volta completa de todos os setores