O endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Rafael Knack, esteve na manhã desta sexta-feira (22), na sede do Hospital da Caridade em Franca. O profissional visitou as instalações dos leitos de UTI, que serão disponibilizados no local para o tratamento de pacientes contaminados pelo novo Coronavírus.
De acordo com Knack, um dos objetivos da visita é fechar detalhes sobre a parceria do Instituto de Medicina do Além (IMA), com o hospital da capital do estado.
“Vamos acompanhar os pacientes que ficarão internados aqui através da telemedicina. Isso é uma oportunidade de trazer ainda mais qualidade para a população de Franca e da região que buscar atendimento aqui. Através desse método vamos ter detalhes de como a doença está se comportando no interior, alguns casos serão também debatidos com a equipe médica do Einstein”, destacou Knack, ressaltando ainda a grande estrutura que foi montada no local.
Rafael Knack integra o Grupo de Pesquisa para Medicamentos do Covid-19, e durante entrevista afirmou que o remédio hidroxicloroquina, pode ser usado para o tratamento do novo vírus, porém sob cuidados médicos.
“É uma questão polêmica, mas a cloroquina já é um medicamento conhecido da classe médica e usada para diversos outros fins. Quanto ao uso para covid, é necessário que o mesmo seja indicado e aplicado por médicos, a automedicação é um risco e pode comprometer a estrutura dos hospitais no país, já que seus efeitos colaterais são severos, quando há uso indiscriminado”, afirmou.