Após demissões e atrasos nos salários, motoristas do transporte coletivo de Franca realizaram um buzinaço na manhã de hoje, no total 26 coletivos foram usados no protesto. O ponto de partida foi o terminal Ayrton Senna da Silva, no centro, eles passaram em frente à Prefeitura de Franca e seguiram até o prédio da Câmara Municipal.
De acordo com o presidente do sindicato que representa a categoria, a São José demitiu mais de 50 motoristas na semana passada e ainda não pagou o salário deste mês.
“A Empresa São José informa que lamentavelmente não foi possível fazer o pagamento do mês de abril, devido ao problema causado pela Covid-19. As autoridades têm ciência disso, nós notificamos tanto a Prefeitura quanto a EMDEF e eles sabem que o movimento no transporte de passageiros em Franca caiu 81%. Então hoje a receita que o sistema aufere ela é insuficiente tanto para o pagamento dos salários quanto para honrar os fornecedores. Nós estamos aguardando por uma resposta por parte do poder público”, afirmou a empresa através da sua comunicação, destacando ainda que em outras cidades as companhias foram ajudadas pelo poder público.
A Câmara de Franca também emitiu uma nota na tarde de terça-feira, já que circulou uma notícia falsa de que os vereadores subiriam o preço da tarifa. “A Câmara informa que, até o dia de hoje, 12, não há nenhum documento protocolado na Casa referente a incremento no valor da passagem. É prerrogativa do prefeito de Franca solicitar alterações de valores, então qualquer pedido desse teor, se chegar a ser apreciado pela Câmara, deverá partir unicamente do chefe do Poder Executivo Municipal, e não dos vereadores. A Câmara Municipal de Franca acrescenta que se coloca à total disposição da categoria dos motoristas”