Legenda: Secretário de Saúde José Conrado Netto afirma que o isolamento é fundamental para dar sequência ao trabalho realizado em Franca | Foto: Lindomar Cailton
Franca registrou até o momento dez casos positivos do novo coronavírus. Sem nenhuma confirmação nos últimos cinco dias, a setor de Saúde da cidade acredita que o trabalho está sendo bem feito e que os dados podem continuar de forma tranquila nas próximas semanas caso os cuidados continuem sendo tomados por toda a população.
A cidade começou a quarentena há pouco mais de um mês e, de acordo com o secretário de Saúde José Conrado Netto, a atenção dada desde o início é de fundamental importância para que os números não cresçam de forma rápida. “Eu tenho convicção de que o principal motivo para a gente não estar registrando casos confirmados nos últimos dias é ter feito a lição de casa. Hoje nós estamos colhendo os frutos que plantamos há 14 dias de isolamento social, uso de máscara e de indústrias e comércios fechados”, disse.
Netto afirmou que os dados no município estão controlados e que os registros até esta semana não são acima da média. “Dez casos é um número baixo em Franca. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, estamos fazendo exames apenas em casos graves de pessoas internadas. Estamos fazendo tudo que é necessário e, por isso, vamos mantendo a nossa curva dentro do padrão que o sistema de saúde consegue atender. Esse é o nosso objetivo, manter assim pelas próximas semanas”, ressaltou.
Entre os fatores primordiais para a manutenção dos dados, Netto afirma que é necessário manter pelo menos a média de isolamento social que a cidade está atingindo. “Sempre que conversamos com especialistas eles são unânimes em falar que o pico da doença será entre maio e junho. Por conta disso, a gente pede para que a população fique em casa e, se for sair, que usem as máscaras, principalmente os grupos de risco. Se conseguirmos fazer esse processo, nós vamos sair com menos mortes dessa pandemia”, completou.
Com pouco mais da metade da população seguindo as recomendações de isolamento social, Franca registrou, além dos dez casos de contaminação da COVID-19, uma morte e ainda conta com nove suspeitos, 74 negativos e sete recuperações.