As discussões sobre a importância do isolamento social em tempos de contaminação do novo coronavírus estão em pauta não apenas dos francanos, mas em relação a toda a população do País. Mesmo com os recentes casos confirmados, parte dos moradores da cidade parecem não estar tão preocupados com o problema. Isso porque, de acordo com os dados divulgados pelo SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), apenas 46% das pessoas seguiram as recomendações dos órgãos de saúde no início desta semana.
O número é preocupante, já que entre as 47 cidades do estado de São Paulo que são monitoradas pelo sistema criado pelo governo, com apoio das operadoras de telefone celular, Franca está na 6ª posição na lista dos locais que menos seguem as normas. A porcentagem é igualada a Marília e Sumaré e supera municípios como Ribeirão Preto que tem apenas 44% da população em casa.
Pode se dizer que um fator para a movimentação na cidade ter aumentado foi a volta das atividades na indústria desde a última segunda-feira (13). Mesmo assim, os dados apresentados estão longe do ideal apontado pelo Centro de Contingência de Coronavírus de São Paulo que é de 70% para controlar a disseminação da Covi-19.
Vale ressaltar que nenhuma das cidades monitoradas chegou próximo do planejado. Apenas São Vicente e Cajamar atingiram a marca de 58% do isolamento no último levantamento divulgado. A média do estado atualmente é de 50%. Segundo os responsáveis pelo SIMI-SP, o número de cidades beneficiadas com o programa deve aumentar em breve.