O sábado foi marcado por várias denúncias de aglomerações em Franca, desde a última quinta-feira (9), quase 100 estabelecimentos foram autuados funcionando irregularmente. A assessoria de imprensa da Prefeitura, confirmou que recebeu denúncias de lojas, feiras e até mesmo jogos de futebol que aconteciam na zona leste da cidade. “Estamos fazendo abordagens, mas é um volume enorme. As pessoas também precisam ter responsabilidade, mas já provaram que isso não faz parte da conduta delas”, afirmou o Executivo em nota enviada.
Uma loja de variedades na rua Major Claudiano estava controlando a entrada de clientes que estavam atrás de ovos de chocolate, porém a fila estava dando volta no quarteirão, causando aglomerações. Até mesmo pessoas idosas, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão no grupo de risco, estavam na fila e não respeitavam o distanciamento.
O terminal rodoviário Ayrton Senna da Silva, também no centro, estava com o movimento muito maior do que nos outros dias, mesmo com a frota reduzida da empresa que administra o transporte público.
Pelo decreto assinado por Gilson de Souza (DEM), no dia 19 de março, o comércio considerado não essencial está proibido de abrir as portas, para evitar a propagação do novo coronavírus. Apenas farmácias, padarias, postos de combustíveis e casas agropecuárias estão autorizadas a trabalhar normalmente, o restante deve ficar fechado pelo menos até o dia 22 de abril, seguindo o decreto assinado pelo governador João Doria (PSDB).