As vendas de chocolates e ovos de Páscoa devem apresentar queda em comparação com o ano passado e em relação ao crescimento que havia sido projetado antes da crise do Coronavírus. Antes, o crescimento estimado para as vendas no estado de São Paulo era de 2,2%, agora a expectativa é de queda de 8,5% de acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Para a Grande SP a projeção negativa é de 10,5%. Já no interior do estado, a média de retrocesso nas vendas é de 8,2%. A projeção é baseada em itens com vendas típicas para esta época do ano, e inclui bombons, ovos, barras e tabletes de chocolate, refrigerantes, cerveja, vinho e peixes.
O principal motivo é o contexto econômico atual, onde famílias voltaram seus gastos para produtos básicos, higiene e limpeza.
“Antes estava programando para comprar para os meus filhos, netos e afilhados, mas, com o receio do que enfrentaremos daqui pra frente decidi comprar apenas para os meus dois netos e ainda ovos mais baratos”, disse Luzia Moraes, 65, dona de casa aposentada.
A vendedora Bárbara Alves, 33, tem pensamento parecido. “Estou em casa, afastada do serviço já que os estabelecimentos comerciais estão fechados. É uma incógnita o que será daqui pra frente, por isso vou comprar algo simbólico para o meu filho de 4 anos, apenas pra não deixar passar em branco, mas esta situação de isolamento mudou totalmente os meus planos e foi preciso me adaptar.”
1 Comment
me ajudou demais, vou anotar essas dicas para minha viagem