O Centro Universitário de Franca, Uni-Facef, liberou o empréstimo dos oito respiradores do Centro Cirúrgico que pertencem à universidade para que a Santa Casa de Franca utilize neste momento de pandemia do novo coronavírus.
“Esse é o nosso papel. Acreditar, apoiar causas e, de forma efetiva, agir com o propósito de contribuir para o combate ao Covid-19 e outras doenças. Nosso objetivo é ajudar a salvar vidas”, disse José Alfredo de Pádua Guerra, reitor do Uni-Facef, responsável por viabilizar o empréstimo dos respiradores.
Desde o início desta semana o Uni-Facef suspendeu as aulas na universidade e, a partir desta segunda-feira (23) todas as atividades administrativas serão realizadas na modalidade home office. Já as atividades acadêmicas teóricas de todos os cursos, suspensas inicialmente entre os dia 17 e 27 de março, serão realizadas a partir do dia 30 de março na modalidade EaD.
Coronavírus em Franca
O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura no fim da tarde desta sexta-feira (20) mostra que atualmente Franca investiga 15 casos suspeitos do Covid- 19, entre eles a morte de um homem de 59 anos. Outros quatro casos já foram negativados e outros 32 foram descartados.
No caso dos suspeitos descartados a Prefeitura informou tratar-se de casos de pacientes que passaram por alguma unidade de saúde com sintomas suspeitos e os médicos decidiram coletar o material para análise. Esse material passa por análise na Vigilância Epidemiológica e triagem para saber se o paciente se enquadra como suspeito, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, por exemplo, ter viajado para área de risco. Também é feito contato com o paciente para detalhar mais o histórico. Dependendo do resultado, os casos são considerados descartados por não atenderem aos critérios.