Determinação publicada no Diário Oficial deste sábado (21) passa a valer a partir desta segunda-feira (23)
Depois que o prefeito Gilson de Souza (DEM) publicou decreto suspendendo o funcionamento da maior parte dos estabelecimentos comerciais e indústrias por sete dias, desde ontem (20) até a próxima sexta-feira (27), a edição deste sábado (21) do Diário Oficial do Município traz a determinação de que, a partir desta segunda-feira (23), todas as consultas de rotina nas clínicas médicas, medicina de Saúde da Família e pediatria sejam suspensas. Apenas situações de emergências não serão suspensas.
Estão suspensas também todas as consultas com fonoaudiólogo e psicólogo; atendimentos odontológicos (exceto as urgências); visitas domiciliares, atendimentos em grupo e referentes ao Programa Bolsa Família na Saúde. Os horários de serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde serão definidos conforme organização de cada unidade.
Consultas de rotina nas Especialidades Médicas do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), exceto oncologia, clínica e cirúrgica e urgências, também estão suspensas. No caso de pacientes do Ambulatório de Cardiologia do NGA – anticoagulação – os mesmos deverão entrar em contato por telefone para orientações ou agendamento de novos exames conforme a necessidade.
A Casa do Diabético também deixa de realizar atendimentos presenciais por tempo indeterminado. Todos os atendimentos agendados (médico, enfermagem, psicologia e Serviço Social), além das atividades em grupo, estão suspensos.
Os exames médicos do Centro de Diagnóstico por Imagem, exceto obstetrícias e urgências, também foram suspensos. Na Casa da Mulher permanecem apenas os exames de colposcopia e mastologia.
O horário de funcionamento do Ambulatório de Saúde Mental será das 07 às 13 horas e estão suspensas todas as consultas médicas e terapias em grupo e individual. Estão suspensas novas internações voluntárias e involuntárias em clínicas e comunidades terapêuticas, assim como as visitas aos internos.
Já a farmácia funcionará em horário normal, das 7 às 16 horas, com os devidos cuidados relacionados à aglomeração de pessoas.
No caso de receitas de medicamentos controlados e de uso contínuo que estiverem com prazo de validade expirado, as mesmas devem ser deixadas na recepção de cada unidade para retirada posterior, conforme orientação e contato da unidade.
2 Comments
Aqui é a Vera Lúcia, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Gostaria de saber se há alguma orientação para os pacientes que tem atendimentos agendados no hospital de clinicas de Ribeirão preto? Vão seguir normalmente? Serão desvendados?