Atenta ao crescimento em todo território nacional do Covid-19, o novo coronavírus, a Polícia Civil de Franca anunciou na tarde de ontem (16) uma série de medidas para evitar a transmissão da doença.
Segundo o delegado seccional de Franca, Wanir José da Silveira Júnior, a partir de agora os francanos, e todos os moradores das 17 cidades que integram a seccional, devem priorizar o registro de boletins de ocorrência pela internet, sempre que possível. Além disso, aqueles que foram intimados e tenham que comparecer a uma delegacia e estejam com algum sintoma do novo coronavírus deverão avisar anteriormente a situação à polícia e reagendar os atendimentos.
“A Polícia Civil não pode ficar de fora das medidas contra o coronavírus. Assim como é uma orientação do governo do Estado de São Paulo, estamos evitando a aglomeração de pessoas. Uma vez que temos no nosso portal a possibilidade de fazer várias ocorrências, a nossa orientação é para que a população priorize este formato”, disse o delegado seccional.
Podem ser realizadas pela internet ocorrências como roubo ou furto de veículos, documentos, celular, placa de veículos; injúria, calúnia ou difamação; acidente de trânsito sem vítimas; desaparecimento ou encontro de pessoas; e casos de proteção animal.
Apesar das orientações, todas as delegacias seguirão atendendo normalmente, no mesmo horário de sempre. “Continuamos trabalhando em horário normal, o que pedimos é que a população compreenda a situação e evite a aglomeração. Agora é o momento da população atender nosso apelo e registrar as ocorrências pela internet. É importante reforçar que vamos registrar todas as ocorrências e tomar providências em todos os casos”, completou o delegado.
A Polícia também segue cumprindo os mandados de prisão já expedidos e os que forem expedidos.
Dos cerca de 225 funcionários do efetivo da Polícia Civil apenas dois têm 60 anos, grupo de mais risco da doença. Apesar disso eles, seguindo determinação do Governo do Estado de São Paulo publicado em decreto, também continuarão trabalhando já que são servidores da Segurança.
Os boletins de ocorrência pela internet podem ser feitos pelo www.policiacivil.sp.gov.br