No momento em que o Brasil volta suas atenções para o crescimento do novo coronavírus no País, Franca segue como o restante do País e toma medidas para evitar que o Covid-19, que já provocou mais de 6,5 mil mortes em todo o mundo, se alastre pela cidade. Depois que toda a rede estadual, incluindo escolas, Unesp e Fatec, suspendeu suas aulas, agora chegou a vez do Centro Universitário Facef, da Faculdade de Direito de Franca e Unifran cancelarem suas atividades.
Ontem (16), o reitor do Uni-Facef, José Alfredo de Pádua Guerra, informou através de comunicado que, atendendo às orientações do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Educação, todas as atividades de graduação, pós-graduação e extensão (exceto os estágios de internato dos 5º e 6º anos de medicina) serão suspensas a partir desta terça-feira (17). A instituição deve realizar acompanhamentos diários da situação e um novo comunicado está previsto para o dia 27.
A FDF também informou que as aulas na unidade estão suspensas. Na Unesp, assim como na Fatec de Franca, as aulas também estão paralisadas por tempo indeterminado desde ontem.
Na Unifran, que até a manhã de ontem mantinha o posicionamento de não suspender as aulas na instituição, também divulgou um comunicado no fim da tarde cancelando as aulas presenciais e serviços à comunidade, inicialmente até 22 de março.
Escolas
Desde ontem as escolas estaduais estão no processo gradual para a suspensão das aulas. A partir da próxima segunda-feira (23) os portões serão fechados, sem previsão de retorno das atividades. A medida foi tomada pelo governador João Dória e faz parte de um pacote de ações que incluem ainda o fechamento de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais por até 30 dias. A recomendação é ainda para que teatros, cinemas e casas de espetáculo também fiquem fechados.
O primeiro dia em que os alunos da rede estadual poderiam ficar em casa, segundo dirigente regional de Ensino, Marcos Antônio Pereira do Amaral, o Diretor Marcos, foi tranquilo e passou sem qualquer contratempo. As orientações aos pais e alunos seguirão ao longo da semana. Nas escolas municipais as aulas também serão paralisadas gradualmente. (Leia mais em texto na página 5)
Contingência
A Unimed Franca também preparou um plano de contingência para o novo coronavírus. “Em caso de dúvidas o usuário pode entrar em contato com o Umimed Orienta. O que orientamos é que as pessoas fiquem mais em casa e evitem sair por qualquer motivo que não seja essencial, inclusive as idas aos Prontos-socorros. Deve ir apenas quem tiver febre e falta de ar, se forem sintomas leves ligar para o Unimed Orienta”, disse a médica infectologista Gabriela Ravagnani.
Na unidade de Emergência os pacientes com sintomas serão atendidos em área separada e os profissionais foram treinados para evitar a infecção por contato dentro do Pronto-socorro.
O avanço do coronavírus e o risco de transmissão da doença provocou o adiamento de diversos eventos em Franca. Enquanto na semana passada a Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) anunciou o adiamento da 1ª Rodada de Negócios Internacionais de Franca, que aconteceria nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), ontem o CME-Acif (Conselho da Mulher Empreendedora da Associação do Comércio e Indústria de Franca) anunciou o adiamento do 9º Fórum da Mulher Empreendedora que aconteceria na próxima segunda-feira (23). A decisão vai ao encontro das medidas adotadas, neste domingo, 15, pelo Governo do Estado de São Paulo para intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A orientação é para que teatros, cinemas, casas de espetáculo, dentre outros centros de aglomeração, mantenham-se fechados por até 30 dias, a partir desta terça-feira, 17.
“O CME-Acif entende que a preservação da Saúde Pública é prioridade e informa que uma nova data para realização do evento será marcada tão logo a Organização Mundial da Saúde declare a situação de pandemia do Covid-19 controlada”, informou em nota encaminhada à imprensa.
Os convites poderão ser mantidos e utilizados na nova data, ainda não definida, ou o dinheiro será devolvido.
O Sebrae também cancelou o lançamento do programa 1000 Mulheres em Franca, que aconteceria na noite de hoje (17) no Senai. Segundo sua assessoria, o Sebrae-SP decidiu suspender, como medida preventiva, os eventos até o fim de março.
Já a Prefeitura anunciou o adiamento de pelo menos três eventos: o festival Águas de Março, que começaria nesta quinta-feira (19) e teria continuidade até o fim do mês, com diversas apresentações previamente selecionadas; o Jomi (Jogos da Melhor Idade) que seriam sediados na cidade de 20 a 24 de abril; e a Semana Mundial de Conscientização do Autismo, que estava programado para acontecer entre o fim de março e início de abril.