Reportagem Gustavo Rodrigues
Pedregulho, Patrocínio Paulista, Aramina e Ibiraci (MG): essas são algumas das cidades da região que suspenderam nesta segunda-feira (16) as aulas na rede municipal de ensino. Reuniões entre representantes das secretarias de Educação e de Saúde foram responsáveis pela definição de alterar o calendário escolar. O motivo, como tem acontecido em diversos setores, é o aumento significativo dos registros de casos suspeitos de coronavírus em todo o País.
A primeira cidade a anunciar a alteração foi Pedregulho. A Prefeitura Municipal divulgou um comunicado logo pela manhã anunciando a decisão. A partir desta segunda, até a semana que vem, não será obrigatória a presença dos alunos. A medida segue as recomendações do governo do estado de São Paulo que anunciou nos últimos dias a paralisação na rede.
Também através de comunicado, a Secretaria de Educação de Patrocínio Paulista informou à população sobre a suspensão das atividades nas unidades de ensino. “Informaremos gradualmente sobre a suspensão efetiva das aulas entre os dias 16 e 20 de março para que as famílias possam se organizar. Aqueles que puderem deixar seus filhos em casa, devem fazê-lo imediatamente, sem prejuízos de falta ou conteúdo”, afirmou.
Em Aramina, a prefeita Dalva Rodrigues gravou um vídeo com os secretários de Saúde e Educação. No bate papo, ela esclareceu dúvidas e explicou algumas questões envolvidas com o coronavírus. “Sabemos que o problema está sim no Brasil, mas em Aramina não temos nenhum caso. Por isso nós vamos focar na prevenção, seguindo todas as orientações do governo do estado. Essas medidas são necessárias”, disse.
As escolas estarão abertas durante esta semana para os pais que queiram levar os filhos. Já a partir da semana que vem, as atividades serão canceladas. Outra alteração é relacionada ao transporte escolar que, para as escolas municipais, só estará disponível para os estudantes que moram na zona rural.
Outras cidades também anunciaram a mudança. Uma delas, em estado de alerta é Ibiraci: isso porque foram registrados dois casos suspeitos no município mineiro. Os resultados devem ser divulgados em breve. Miguelópolis, Igarapava, Restinga, Itirapuã e Ribeirão Corrente também seguem a indicação do estado e terão as atividades paralisadas a partir do dia 23 de março.
1 Comment
Oi sou a Vania de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos. seu site tem vários conteúdos bons parabéns.