Reportagem Gustavo Rodrigues
Responsáveis por lares de idosos de Franca e especialistas na área da saúde se reuniram na última sexta-feira (13) na Fundação Judas Iscariotes com o objetivo de discutir e colocar em prática cuidados especiais com as pessoas que são atendidas nas unidades da cidade. O motivo da conversa é o risco que homens e mulheres com idade acima de 60 anos correm em relação à vulnerabilidade ao coronavírus.
O bate papo contou com representantes dos lares Dona Ofélia, São Vicente, Dona Leonor, e Eurípides Barsanulfo. Foram decididas as medidas preventivas que serão realizadas a partir de agora. As estratégias em conjunto são: diminuição no número de visitas que poderão ser feitas apenas de segunda à sexta-feira e com período reduzido.
Outra alteração é em relação às saídas dos idosos junto com familiares que poderão ser feitas somente em situações de urgência ou emergência. Também é indicado que crianças e jovens evitem contato com os idosos. Isso porque fazem parte de um grupo chamado de “assintomático”, considerados potencialmente incubadores do vírus.
Após as definições dos cuidados, cada lar seguirá determinações específicas. A recomendação é que os familiares procurem os responsáveis pelos locais para entenderem melhor a situação.
De acordo com o presidente da fundação Cloves Plácido Barbosa, as medidas são temporárias e devem ser reavaliadas nos próximos dias. O processo depende das identificações dos casos suspeitos no município.