Reportagem Daniel Afonso
Franca vai reunir empreendedores e produtores rurais na próxima semana. Acontece de 3 a 5 de março, a 1ª Alta Café – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana, um evento idealizado pela AEAGRO (Associação dos Empreendedores do Agronegócio de Franca e região) e Sindicato Rural. A feira ocorre no Villa Eventos e sua entrada é gratuita.
A intenção da feira é trazer inovações em máquinas e equipamentos para a cafeicultura. A abertura oficial do evento se dará nesta segunda-feira (2) às 13 horas, com a presença confirmada do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, dentre outras autoridades do cenário político nacional e regional.
Segundo o presidente do sindicato, José Henrique Mendonça, a feira vai apresentar ao público o que há de mais novo em tecnologia em máquinas com intuito de melhorar a produtividade, o desempenho e a economia para o produtor.
De acordo com o empresário Sami El Jurdi, um dos organizadores, os cafeicultores encontrarão durante os três dias, novidades em tratores, com baixo consumo de combustível e alto desempenho, colhedora de café com alta eficiência e pouca perda, além de tecnologias de manejo de solos, de adubação.
“Os cafeicultores irão ver muita tecnologia, máquinas que eles nem sonham que existem. Todos querem produzir mais, em menor área e, por tanto, com menor custo”, destacou.
Inovações
Para quem busca novidades em implementos, a concessionária Robusta apresentará o trator da marca Yanmar, modelo Solis 90, considerado um multiuso destinado à maioria das operações em uma propriedade agrícola, desde o plantio até a colheita de grãos e silagem. Moderno, o trator é completo e tem características que atendem as necessidades do campo, priorizando o baixo consumo de combustível e eficiência.
Para a colheita, a concessionária Colorado, representante John Deere, mostrará uma colhedora de café Oxbo 9240, considerada a mais versátil e tecnológica do mercado. A máquina possui painel digital para controle de velocidade, consumo de diesel e poluentes, piloto automático centralizado para evitar danos nos pés e, consequentemente, ter mais rendimento, além de cabine com ar condicionado e câmeras de led.
Para atender os novos desafios da cafeicultura, a Sami Máquinas, por meio da Jacto, mostrará a eficiência da colhedora de café k 3500. O equipamento tem um reservatório único com capacidade de 2 mil litros e oferece regulagem de abertura e fechamento dos derriçadores. Além disso, a máquina tem um grande rendimento operacional e maior adequação aos diferentes espaçamentos de plantio.
Representante New Holland, a concessionará A. Alves escolheu apresentar o trator TK4 na primeira edição da feira. Esse trator oferece maior tração e menor compactação do solo durante as operações e é indicado principalmente para regiões de relevo acidentado.
Movimentação
O evento destacará principalmente a cafeicultura, considerada a principal economia da região da Alta Mogiana, geradora de renda e emprego, além do seu potencial em produção e exportação.
A feira contará com 89 expositores em uma área coberta com restaurantes, cafeterias, food trucks e a presença de cinco instituições financeiras que oferecerão condições especiais de financiamento.