A Prefeitura de Franca confirmou no início da tarde de ontem (28), que está investigando o segundo caso suspeito de Coronavírus na cidade.
De acordo com o Executivo, trata-se de um homem que esteve em Milão, na Itália. O paciente passou por atendimento médico em Franca no dia 26 de fevereiro, com sintomas semelhantes ao Covid-19. Como estava com sintomas brandos, recebeu alta e permanece em casa.
Este é o segundo caso suspeito em Franca em dois dias. O primeiro foi anunciado na última quarta-feira (26), quando uma estilista de 36 anos procurou atendimento médico após sentir os sintomas depois de chegar de Milão, na Itália. A mulher está em quarentena de 18 dias. Outras três amigas dela que viajaram para o mesmo local e um homem, também estão sendo acompanhados, mas não apresentaram sintomas.
Em nota, a prefeitura esclareceu que em ambos os casos, foram coletadas amostras biológicas e feitas orientações a eles sobre as medidas de precaução domiciliar. O material foi encaminhado para análise em São Paulo e, assim que o resultado estiver pronto, a Secretaria de Saúde fará a divulgação para imprensa e população.
A Vigilância Epidemiológica informou que ao todo, são cerca de 20 pessoas que estão sendo monitoradas em Franca, por terem tido contato com os dois casos suspeitos, mas estão sem sintomas. Ela inclusive reitera que acompanha rigorosamente os protocolos encaminhados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde para o monitoramento dos pacientes e das pessoas com quem tiveram contato recentemente.
Por fim, a Secretaria de Saúde reforçou que todas equipes (pronto socorro, UBSs e UPAs) continuam em alerta e atualizadas sobre a conduta de atendimento aos casos suspeitos.