Reportagem Daniel Afonso
Nos dias em que os foliões comemoram o Carnaval, ocorrem algumas alterações no funcionamento de algumas instituições e estabelecimentos comerciais, financeiros e serviços públicos. É importante ficar atento.
Em Franca, a prefeitura divulgou que as unidades de saúde retornam ao expediente apenas na quarta-feira (26), após o meio dia. As exceções ficam para os serviços essenciais e que terão funcionamento ininterrupto, como os dois Prontos Socorros (Adulto e Infantil), UPAS Anita e Aeroporto, além do SAMU, Guarda Civil, Conselho Tutelar, Canil Municipal, Abrigo Provisório e Casa de Passagem, que tem sistemas de plantão.
Comércio
Em nota, a Acif informou que foi firmado um acordo entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Franca e o Sindicato do Comércio Varejista de Franca. Por isso, o comércio estará fechado na terça-feira (25) de carnaval. Antes disso, neste sábado (22), tanto os associados da Acif quanto da CDL, trabalham das 9 às 15 horas; no domingo (23), fechado; na segunda (24), das 9 às 18 horas, retornando na quarta, após 12 horas. As duas entidades comerciais também não vão funcionar na segunda-feira.
Segundo a CDL, com o período carnavalesco as vendas devem aquecer no varejo, com expectativa de crescimento em torno de 5%.
Entre os supermercados, o Atacadão tem horário normal, sendo sábado, segunda e terça – das 7 às 21 horas, e domingo, das 8 às 18 horas; o Rafas Super Varejão, mesmo expediente de todos os dias, das 6h30 às 21h30 e no domingo, das 7 às 13h30.
Agências bancárias e lotéricas
Segundo a Federação Brasileira de Bancos, as agências fecham na segunda e terça-feira de carnaval. Na quarta-feira de cinzas (26), o início do expediente, assim como o comércio, será ao meio dia, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
No caso das lotéricas, o ponto é facultativo; em Franca, a maioria deverá cumprir o horário tradicional da semana.
Shopping
O Franca Shopping sofre algumas alterações no funcionamento. No sábado e segunda-feira, das 10 às 22 horas, tanto para as lojas, quiosques e praça de alimentação; e no domingo e terça, praça de alimentação, das 12 às 22 horas, e lojas, das 14 às 20 horas. Na quarta, o centro abrirá às 12 e fechará às 22 horas.