Reportagem Daniel Afonso
Foi lançada oficialmente aos calouros do Uni-Facef na última terça-feira (18), mais uma edição do projeto “Trote Solidário”. “É como se fosse um ‘vírus do bem’: a união desse trabalho em prol das entidades como a Apae e o Centro de Voluntários da Saúde”, explicou o reitor José Alfredo Pádua Guerra, durante coletiva de imprensa na manhã de ontem (20).
Durante a explicação, a comissão organizadora mostrou que o projeto em 2020 sofreu algumas alterações, com novo formato, novas provas e com o mesmo objetivo que é incentivar valores como a solidariedade, através da doação de sangue e arrecadação de alimentos para entidades e aquisição de suplementos alimentares para os pacientes do Hospital do Câncer.
As doações vão acontecer até 20 de março e o final da campanha no dia 27, com divulgação dos pontos aos alunos.
A segunda etapa corresponde a Gincana Solidária com os desafios: gritos de guerra, criação do mascote, família Uni-Facef (levar o maior número de familiares que estudaram na faculdade para integração com as equipes), concurso de fotos e o jogo de perguntas e respostas (quiz).
No dia 13 de março, acontece na sede da APAE, a prova “Passo Solidário”, que consiste em uma corrida em que o competidor leva um cadeirante ou um autista).
Esta edição, cujo tema “juntos somos mais”, quer chamar uma atenção especial para os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), com ações em entidades, dramatização musical e teatro, desafios culturais e outros.
De acordo com a organização, o trote deverá envolver aproximadamente 480 calouros. O reitor também destacou a promoção de outros eventos no decorrer do ano; dentre eles, está previsto o Encontro de Pesquisadores, pela turma de Mestrado do Uni-Facef.