Reportagem Fernando de Paula
Quem passou pela avenida Presidente Vargas no final da tarde de ontem (20), encontrou uma cena bem diferente. Dois munícipes protestaram contra a grande quantidade de buracos espalhados pelas ruas de Franca, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.
A faixa pedia para que se alguém tivesse caído em algum buraco, buzinasse. Motociclistas e motoristas atenderam o pedido e fizeram praticamente um buzinaço na Vargas. Alguns pedestres que passam pelo local também demonstraram apoio.
O técnico em manutenção Leandro Alves, contou que organizou a manifestação após cair em um buraco. Ele conta que fica revoltado com a situação e questiona as prioridades do Governo Municipal.
“Essa semana eu caí em um buraco e fiquei imaginando as consequências daquilo. Se eu tivesse caído da moto, batido com a cabeça no asfalto, sofrido algo mais grave? Foi aí que eu pensei em não ficar calado diante disso, tive a ideia de fazer a faixa, que só foi possível com doações de amigos. Estou aqui hoje na porta da prefeitura para mostrar para o Executivo que eles precisam priorizar coisas essenciais para a população, cuidar melhor da cidade. Eles foram eleitos para trabalhar pra gente”, desabafou.
Leandro contou ainda que sentiu uma recepção muito grande da população de Franca pelo protesto. “A gente vê que é uma coisa que acontece com todo mundo. Quem nunca caiu em um buraco aqui em Franca? Teve uma mulher que recentemente morreu após cair em um, uma situação muito triste. Moro no Aviação e minha rua está completamente esburacada. Enviei várias vezes paro o Tap-zap, fiz vídeos mas está esburacada e demora muito para atender”, afirmou.
O também manifestante Agnaldo dos Santos Miguel, relatou que é representante comercial e que fica revoltado com a situação. Ele trabalha com uma motocicleta e já teve as duas rodas amassadas após passar em diferentes buracos. “Tapam os buracos grandes e deixam os pequenos, aí passado alguns dias os pequenos se tornam grandes, se transformando em verdadeiras crateras, uma falta de administração tremenda. Viemos aqui para pedir mais atenção com a sociedade francana”, desabafou.
Prefeitura
Em nota a Prefeitura de Franca afirmou que segue trabalhando com cinco equipes diárias nas ruas, fazendo remendos por toda a parte da cidade além da execução de recapeamentos.
“A Secretaria de Planejamento Urbano contabiliza o registro médio de 25 a 30 solicitações via TapZap (99917-2802), o que é importante que as pessoas continuem fazendo. Isso permite a inclusão na programação para um atendimento com maior rapidez. Uma quinta equipe realiza intervenções emergenciais, sempre buscando garantir mais segurança aos condutores e pedestres”, divulgou.