Reportagem Fernando de Paula
Será lançada em um evento da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), a cartilha “Os direitos das pessoas com deficiência”. De autoria dos advogados Thales Araújo Dias Leite, e Thiago Carvalho Mellem, o material traz todos os direitos que estão distribuídos em diferentes artigos de leis. A publicação contou com o apoio da presidente da FEAPAES, Cristiany de Castro.
“A ideia surgiu em virtude da necessidade de orientar as pessoas com deficiência e terceiros sobre os direitos básicos garantidos pela legislação. Ademais, o material foi elaborado de forma totalmente didática, com o intuito de que qualquer pessoa possa ler, compreender e conhecer sobre o assunto” afirmou Thiago Carvalho Mellem, um dos autores.
O advogado Thales Araújo Dias Leite, que também elaborou o material, afirmou que a FEAPAES, é uma organização sem fins lucrativos, que é responsável por realizar assessoramento técnico para as APAES, além de defender e pleitear melhorias nas políticas públicas visando garantir os direitos das pessoas com deficiência.
“A ideia surgiu em virtude da necessidade de orientar as pessoas com deficiência e suas famílias a respeito dos seus próprios direitos. Nesse contexto, o objetivo foi produzir um material totalmente didático para que qualquer pessoa possa ler, conhecer e compreender o assunto”, explicou.
De acordo com o Procurador Jurídico das FEAPAES, advogado Acir de Matos, o conteúdo da cartilha lançada é esclarecedor. “Existem muitos direitos e eles estão em várias leis diferentes, as vezes possuem uma linguagem muito técnica e difícil, essa cartilha traz uma linguagem mais simples e é muito acessível para todos”, contou.
Ainda de acordo com Acir, o material será disponibilizado gratuitamente na sede da Apae. A intenção é distribuí-lo em parcerias com órgãos públicos.
“É uma conquista muito grande uma cartilha que traga todos os direitos. Existem muitas dúvidas a respeito do que pode e do que não pode, o conteúdo vai agregar nesse sentido de esclarecer e informar sobre o assunto”, concluiu.
A cartilha foi toda pensada e desenvolvida em Franca. De acordo com ela, “a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assegura e promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.